quarta-feira, 2 de abril de 2008

Meio Ambiente

NEUTRALIZAR CARBONO, UMA FORMA DE GARANTIR A VIDA


O aquecimento global é sentido no mundo por suas mudanças climáticas. Enchentes, furacões, grandes ondas marítimas varrendo cidades estão cada vez mais comuns, já que equilíbrio natural está abalado pelo excesso de carbono que tem sido gerado nos últimos anos.
Em 1997, o Protocolo de Kyoto, o tratado mais importante para discutir o assunto reuniu os dirigentes dos principais países para criar uma meta de reduzir a emissão de gases em 5%, em média, em relação aos níveis verificados no ano de 1990, no período compreendido entre 2008 e 2012, primeiro período do compromisso.
O Brasil ainda não possui meta para reduzir suas emissões de gases e está em 4º no ranking só perde apenas para Estados Unidos, China e Rússia. Com a grande diferença que o Brasil tem essa posição devido o desmatamento e queimadas e os outros por grande queima de combustíveis fósseis.
O principal fator para diminuir a aceleração do aquecimento global depois da diminuição dos gases é a sua captura. O processo é simples, plantar árvores. As árvores, durante seu crescimento, absorvem carbono da atmosfera através do processo de fotossíntese, fixando este carbono em suas biomassas.


Segundo Adauto Basílio, diretor de captação de recursos, da Fundação SOS Mata Atlântica, a explosão do conceito de neutralização de carbono veio após o documentário feito por Al Gore, Uma verdade Inconveniente, em 2006.
A S.O.S. Mata Atlântica lançou em 2004 a campanha Projeto Floresta do Futuro com o intuito do reflorestamento e do cuidado com a preservação da água, conseqüentemente as árvores absorvem parte do CO2: “Em 2005 fizemos uma grande parceria com a Volkswagem Caminhões e Ônibus para neutralizar o CO2 emitido nas montagens dos autos. Em 2006 e 2007 fizemos muitas parcerias, mas decidimos ser mais rigorosos e a agora as empresas precisam passar por uma auditoria e se manter no projeto pelo menos 3 anos” afirma Adauto.
Os empreendimentos que neutralizam suas emissões recebem maior atenção em negociações com clientes, fornecedores, agentes financeiros e governo, uma vez que cria uma imagem “verde”.O Banco Bradesco consolidou sua “cara verde” em 2006 plantando 38 mil árvores para neutralizar parte das suas emissões de carbono. Hoje eles estão estudando a fundo o quanto no total a empresa emite de gás para fazer um novo plantio. O Gerente de Responsabilidade Sócio Ambiental, Lincon Fernandes, acredita que esta atitude é necessária para desenvolver uma mentalidade eco consciente: “Coroamos a parceira com o Projeto Floresta do Futuro e assim garantimos a nossa responsabilidade com o meio ambiente”, afirma Lincon.
A cantora Wanessa Camargo também percebeu que era hora de levantar a bandeira em defesa do Meio Ambiente. Hoje ela é a embaixadora da S.O.S. Mata Atlântica e encabeça campanhas para a conscientização da necessidade de preservar a natureza: “Tomei essa decisão a um bom tempo, sempre fui preocupada com a questão. Acho que todos deveriam saber o que está acontecendo” e completa: “Os governantes, empresários e mesmo as pessoas comuns deveriam tomar mais atitudes para evitar o aquecimento global”.

Nicolau Kietzmann São Paulo/SP



FONTE: www.pioneer.com.br